quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O caminho da sabedoria

Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos despresam a sabedoria e não querem aprender. (Provérbios 1:7)

Pensei no que as Escrituras nos ensinam sobre a sabedoria e fiz a seguinte observação: Sabedoria é a habilidade dada por Deus para contemplarmos a vida com uma objetividade rara, e tratar nossa existência com rara estabilidade.
Quando operamos na esfera da sabedoria de Deus, quando ela opera em nossa mente e em nossa vida, olhamos para a vida através de lentes de percepção, e respondemos-lhe com calma e confiança. Há uma extraordinária falta de medo. Não somos tomados pelo pânico. Podemos perder nosso emprego ou ser promovidos em nosso trabalho, e nenhuma das duas coisas nos faz sair dos trilhos. Por quê? Porque vemos isto com a objetividade dada por Deus, e tratamos a situação com sua sabedoria.
Podemos mergulhar em um vale de dificuldade ou voar até um pináculo de prospreridade, e conseguimos lidar com ambos os extremos. Sua sabedoria nos fornece a objetividade e a estabilidade necessárias. É desta forma que é a vida quando vivida na palma da mão de Deus. Esta não é uma fantasia sonhadora. É realidade. É a habilidade de viver acima da influência da opinião humana e da perspectiva horizontal. É isto que acontece em nosso interior quando a sabedoria é colocada para trabalhar. (Extraído da obra Living on the Ragged Edge, de Charles Swindoll.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário